Ninfoplastia

Laser íntimo: 10 dúvidas mais frequentes.

Laser íntimo: melhora qualidade de vida e recuperação da auto estima.

Laser Intimo
Laser íntimo, muito além da estética

Ao longo da vida, o corpo da mulher passa por diversas mudanças, especialmente na região íntima. Pode ocorrer, por exemplo, a flacidez da vulva, frouxidão vaginal, além da redução da elasticidade de grandes lábios, entre outros casos, que não afetam a mulher apenas de forma física, mas também, emocional, gerando um grande baque contra sua auto estima. Para resgatar a autoestima e melhorar diversos aspectos da vida da mulher, o laser íntimo chega como um forte aliado para estética íntima.

O que é laser íntimo?

O Laser Íntimo é um procedimento minimamente invasivo que consiste na aplicação de laser nas áreas da vulva e da vagina, oferecendo uma melhora significativa na qualidade de vida das mulheres, principalmente para aquelas que já passaram dos 35 anos e estão percebendo cada vez mais os traços do envelhecimento.

A princípio, a técnica é indicada para tratar condições ginecológicas como a atrofia e ressecamento vaginal, incontinência urinária, tratamento de HPV, flacidez vaginal, entre outros. O laser tem o poder de recuperar o colágeno, melhorando a elasticidade, umidade e proporcionando um aspecto mais jovem, além de melhorar a qualidade sexual, aumentando o prazer e redução das dores na relação sexual. O laser íntimo também atua na estética íntima, melhorando a flacidez vulvar (área externa genital), redução dos pequenos lábios e clareamento genital.

O laser íntimo auxilia na melhora da atrofia vaginal, ressecamento, frouxidão e incontinência urinária

Quais indicações do laser íntimo?

Mulheres de todas as idades que apresentem sintomas vaginais como frouxidão, ressecamento, coçeira, corrimentos de repetição, infecções urinárias recorrentes, ardência, dor na relação sexual e incontinência urinária. Além das mulheres que buscam uma melhora na parte estética e um aumento na auto estima.

O laser de CO2 íntimo é indicado para a resolução de todos os sintomas e condições de saúde que derivam da queda da produção de estrogênio e da perda de fibras elásticas. Isso porque ele promove um verdadeiro rejuvenescimento dos tecidos ao estimular as fibras de colágeno e a vascularização da região.

Indicações do laser íntimo:

  • Ressecamento vaginal
  • Atrofia genital
  • Flacidez vulvar
  • Frouxidão vaginal
  • Incontinência urinária ( perda involuntária de urina) leve a moderada
  • Clareamento Íntimo
  • Líquen escleroso
  • Fissuras genitais
  • Ressecamento vaginal e baixa lubrificação durante as relações sexuais;
  • Dispaurenia (dores na relação sexual)
  • Infecção urinária de repetição
  • Candidíase de repetição
  • Cicatriz pós-parto
  • Mulheres na menopausa e na menopausa precoce
  • Síndrome geniturinária
  • Recuperação do assoalho pélvico após o parto
  • Recuperação do assoalho pélvico e flacidez genital em mulheres após a cirurgia bariátrica;
  • Pacientes com histórico ou risco de trombose que não possam utilizar hormônios;
  • Pacientes com antecedentes de Câncer de Mama ou Câncer de endométrio;
  • Pós-quimioterapia ou radioterapia;
  • Pacientes com queixas de estética da região íntima;

Como é realizado o tratamento por laser íntimo?

A aplicação do laser é indolor e consiste em uma sessão de aproximadamente 20 minutos, e respeitando um intervalo de um mês entre sessões. Cada sessão dura em torno de 20 minutos a 30 minutos.

Não há a necessidade de internação, cortes ou suturas, sendo possível retornar imediatamente às atividades rotineiras, por se tratar de um procedimento sem efeitos colaterais. É importante evitar exposição solar nos sete primeiros dias após a aplicação, e, evitar relações sexuais pelo mesmo período.

Utilizamos o laser de CO2 fracionado para a realização da técnica Monalisa Touch, com rejuvenescimento íntimo da vulva e da vagina. Trata-se de um procedimento seguro e simples, realizado em consultório médico e é indicado para tratar inconvenientes funcionais e estéticos, tanto da parte interna quanto da parte externa da região íntima da mulher.

Quantas sessões de laser íntimo são necessárias?

Geralmente, são necessárias 3 a 4 sessões de laser com intervalo de 30- 40 dias entre elas para um tratamento completo.

Seus benefícios já costumam ser notados em média 15 dias após a primeira sessão. 86 a 91% das mulheres sentem-se satisfeitas com o tratamento a laser.

O que esperar do tratamento com o laser íntimo?

Após a aplicação, um processo de regeneração dos tecidos, capaz de durar várias semanas, é acionado. Muitas mulheres já notam melhorias significativas desde a primeira sessão. A mucosa da vagina torna-se mais firme e hidratada e o epitélio adquire uma característica mais espessa, tonificada e elástica.

Além disso, a primeira aplicação já atua no restabelecimento do pH vaginal adequado. Assim, imediatamente a barreira protetora natural começa a se regenerar e reduzir os riscos de desenvolvimento de infecções. A função sexual também já melhora logo nos primeiros dias, uma vez que o aprimoramento dos tecidos traz mais conforto, vascularização e prazer durante as relações.

A incontinência urinária, por sua vez, melhora gradualmente, à medida que a regeneração acontece.

Como manter os benefícios do tratamento com laser íntimo?

Como você já viu, após a queda da produção de estrogênio, o corpo da mulher sofre algumas alterações que não podem ser revertidas naturalmente. Por isso, em muitos casos há indicação de que a paciente faça uma manutenção entre 6 meses, a fim de que as melhorias conquistadas ao longo das primeiras 3 sessões possam ser mantidas.

A boa notícia é que os efeitos do protocolo são bastante duradouros. Por isso, na grande maioria dos casos, a manutenção do laser íntimo só precisa ser realizada uma vez por ano, e geralmente se resume a uma única sessão.

Quais os efeitos colaterais do laser íntimo?

Nos primeiros dias após a sessão do laser, é normal a região vulvar ficar um pouco avermelhada e com um discreto inchaço.

Pode acontecer uma leve ardência vaginal e um leve desconforto para urinar após o procedimento, no primeiros dois dias

Quais as contraindicações para o laser íntimo?

Apesar de oferecer inúmeros benefícios e ser uma opção viável para muitas pacientes que não podem recorrer a outros protocolos comuns, o laser íntimo tem sim algumas contraindicações, assim como qualquer tratamento médico ou estético.

Neste caso, elas se referem principalmente a condições de saúde específicas, sobretudo aquelas que afetam diretamente a saúde e a integridade dos tecidos a serem tratados. 

Assim, as principais contraindicações para o tratamento são:

  • Infeções sexualmente transmissíveis, como herpes genital ativa (precisa tratar antes para liberar)
  • Vulvovaginites, infecções da vulva e da vagina ativas (precisa tratar antes para liberar)
  • Gravidez (somente indicado no pós-parto)
  • Infecções urinárias ativas
  • Menstruação ou sangramento ativo

Quais os cuidados após a aplicação do laser íntimo?

  • Usar roupas frescas (evitar uso de roupas apertadas)
  • Abstinência sexual por 5 a 7 dias
  • Evitar atividade física por 24h
  • Compressa fria com chá de camomila ou agua termal
  • Creme hidratante (conforme orientação médica)

Quanto custa o Laser íntimo?

Infelizmente, não podemos divulgar valores em sites e redes sociais, porém faça um orçamento do laser Íntimo sem compromisso, pelo nosso WhatsApp.

Como você viu, o laser íntimo é um procedimento indolor, rápido e muito eficiente no combate a uma série de queixas associadas à saúde genital feminina, além dos efeitos estéticos.

O tratamento também requer baixa manutenção e é capaz de aprimorar vários aspectos da vida da mulher, trazendo mais autoconfiança e bem-estar.

Por isso, se você sente algum desconforto ou deseja tratar efeitos colaterais da menopausa, vale muito a pena investir neste procedimento.

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato comigo pelo WhatsApp ou pelo meu instagram @drmarceloponte.

Um grande beijo,

Dr. Marcelo Ponte

Agende sua consulta, esclareça suas dúvidas, chega de tabus, não é mesmo?!

Para saber mais sobre laser íntimo, acesse: https://drmarceloponte.com.br/laser-intimo/

Siga nossas redes sociais:

Passo a passo do laser intimo

Entrevistas de Dr. Marcelo Ponte sobre laser íntimo:

#laserintimo #esteticaintima #rejuvenescimentointimo #rejuvenescimentovaginal #ginecologiaestetica #ginecologiaregenerativa

Compartilhe: