6FF99A78-B4B5-4908-9A0D-69C31E91E388

Desodorante íntimo é seguro?

desodoranteintimo
Desodorante íntimo é seguro?

O desodorante íntimo é utilizado apenas para reduzir os odores naturais da vagina. Não impede o suor na região e não melhora a higiene íntima. Geralmente, em suas formulas estão presentes substâncias que encapsulam as bactérias que causam o odor.

A vagina é uma região úmida que naturalmente possui seu odor, devido a produção de suas secreções que, inclusive, são responsáveis pela limpeza, proteção e manutenção da saúde dessa região. Quando o desodorante íntimo é aplicado, ele impacta diretamente nesse ecossistema. Não se trata apenas da alteração do Ph vaginal, é toda uma cadeia de micro-organismos positivos para seu corpo que é quebrada. Sendo assim, o uso excessivo do desodorante íntimo é prejudicial. Além disso, a utilização regular dos desodorantes pode mascarar possíveis infecções, por amenizar odores sinalizadores de doenças.

O desodorante íntimo pode ser um aliado para apenas para eventualidades, como em períodos em que a mulher está menstruada e talvez mais incomodada com os odores da região. Não é uma questão de necessidade, mas, sim, uma questão de escolha para a mulher que se sente desconfortável com o odor. A mulher que optar por usar, precisa ter ciência de tudo isso e usar com bastante cautela, somente na região externa.

O odor vaginal só deve ser motivo de incômodo e preocupação quando for muito forte e se vier acompanhado de dor, coceira ou corrimento diferente do habitual. Nesses casos, recomendo procurar um ginecologista!

Curiosidade: Há muito tempo, vem sendo estudado sobre a influencia dos feromônios humanos na atração sexual, porém os estudos ainda são inconclusivos. Na prática, sabemos que sim.

#desodoranteintimo #higieneintima

São Paulo, 14/07/2022

Dr. Marcelo Ponte

CRM-SP 141950 / CRM-CE 12.069

https://www.facebook.com/drmarceloponte

Se você se incomoda com o odor da sua vagina, agende sua consulta!

Siga nossas redes sociais:

5 dicas quentes sobre cuidados com higiene íntima

Compartilhe: