Especialista em Laser íntimo em São Paulo.

O uso do Laser íntimo vem crescendo muito nos últimos anos, promovendo melhora na qualidade de vida e devolvendo autoestima a muitas mulheres.  

Labioplastia

(Correção da hipertrofia dos pequenos lábios)

A labioplastia/ninfoplastia é realizada principalmente em casos em que há um crescimento exagerado dos pequenos lábios, chamado de hipertrofia.

Capuz do clitóris

(Correção da hipertrofia de pele que recobre o clitóris)

O capuz do clitóris é a pele que recobre este órgão e quando esta muito grande pode causar impacto em sua vida sexual.

Protocolo Monalisa Touch

(Laser de CO2 para Rejuvenescimento Íntimo)

Laser Íntimo utilizando CO2 fracionado para estimular colágeno e promover rejuvenescimento íntimo, com melhora da lubrificação, flacidez e frouxidão vaginal, tratamento de incontinência urinária e melhora da sexualidade. 

Plicoma Anal

(Correção cirúrgica de plicoma anal com Laser de CO2)

O plicoma anal consiste em uma saliência ou excesso de pele localizada na parte externa do ânus. Na maioria dos casos, os plicomas anais não precisarão ser removidos por questões de saúde, mas muitas pacientes podem optar por retirá-lo por motivos estéticos.

O que é o laser íntimo?

O laser íntimo ou vaginal nada mais é do que a aplicação de ondas de calor espaçadas e controladas no tecido da vagina e vulva através de um aparelho.

Este calor emitido pelo laser provoca um trauma responsável por estimular as células de regeneração, aumentado a produção de fibroblastos, colágeno e vasos sanguíneos.

Isto acarreta na renovação de toda a estrutura da pele e da mucosa vaginal.

Laser Intimo

Perguntas frequentes:

A aplicação do laser é indolor e consiste em uma sessão de aproximadamente 20 minutos, e respeitando um intervalo de um mês entre sessões.

Cada sessão dura em torno de 20 minutos a 30 minutos.

Geralmente, são necessárias 3 a 4 sessões de laser com intervalo mínimo de 30 dias entre elas para um tratamento completo.

Seus benefícios já costumam ser notados em média 15 dias após a primeira sessão. 86 a 91% das mulheres sentem-se satisfeitas com o tratamento a laser.

Não há a necessidade de internação, cortes ou suturas, sendo possível retornar imediatamente às atividades rotineiras, por se tratar de um procedimento sem efeitos colaterais. É importante evitar exposição solar nos sete primeiros dias após a aplicação, e, evitar relações sexuais pelo mesmo período.

Não! Diferentemente do que muitas mulheres pensam, a sessão do laser é praticamente indolor.
Antes do procedimento é aplicado anestésico tópico, que irá agir deixando a região mais dormente.


As mulheres normalmente só relatam um leve aumento de temperatura na região, bem tolerado pelas pacientes.


Após a sessão, são prescritas pomadas que também irão auxiliar no controle local.

  • Ressecamento vaginal
  • Atrofia genital
  • Flacidez vulvar
  • Frouxidão vaginal
  • Incontinência urinária ( perda involuntária de urina)
  • Clareamento Íntimo
  • Líquen escleroso
  • Fissuras genitais
  • Dispaurenia (dor na relação sexual)
  • Infecção urinária de repetição
  • Candidíase de repetição
  • Cicatriz pós-parto

O ressecamento vaginal é a sensação de vagina seca com menor lubrificação. É uma queixa comum entre as mulheres, antes mesmo do período da menopausa! Geralmente isso acontece após o parto, em mulheres que estão em tratamento para câncer de mama ou como efeito colateral de alguns tipos de anticoncepcionais.

Entretanto, a queixa é mais frequente nas mulheres após a menopausa. O tratamento com laser vaginal melhora significativamente o ressecamento vaginal e a atrofia genital, aumentando a lubrificação e, consequentemente, a melhora da vida sexual das mulheres.

A diminuição da produção dos hormônios femininos após a menopausa provoca o que chamamos de atrofia genital.

A Síndrome Urogenital da Menopausa (SGM) é o nome dado ao conjunto de mudanças que ocorrem na vulva, vagina, tecidos do assoalho pélvico, bexiga e uretra, e as sequelas sexuais de perda da função sexual e libido, causadas pelo declínio do estrogênio durante o transição da menopausa e pós-menopausa, e tendem piorar com o tempo.

A atrofia genital é o afinamento da mucosa da vagina, levando a diminuição da lubrificação dessa região.

Com a diminuição da lubrificação, as mulheres passam a sentir a vagina mais seca e ardência vaginal, o que pode causar dor na relação sexual. Além disso, o ressecamento pode provocar dor ao urinar, infecções urinárias de repetição e corrimentos vaginais. O tratamento com laser íntimo aumenta a vascularização da mucosa vaginal, reestrutura o colágeno, promove o aumento da elasticidade e lubrificação da vagina, mesmo após a menopausa.

Com o passar do tempo, é completamente normal a vagina perder o tônus, se tornar mais flácida e um pouco mais ressecada.

Isso ocorre devido a múltiplos fatores: perda da tonicidade, queda hormonal, partos, variação de peso, entre outros. Este processo pode prejudicar a autoestima e a qualidade de vida sexual das mulheres.

A aplicação do laser provoca um ganho na elasticidade e na lubrificação vaginal, além de reduzir a ocorrência de infecções genitais e urinárias.

Sendo assim, o laser vaginal é um ótimo método para melhorar a parte funcional e estética da região íntima. Flacidez vaginal e vulvar A flacidez genital ocorre pela perda do colágeno e da elastina com o passar dos anos, além do enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico e após o parto.

Pacientes que perderam muito peso após a cirurgia bariátrica também relatam flacidez da vulva (região dos grandes e pequenos lábios). Muitas dessas mulheres se queixam de vagina larga ou flácida.

O laser íntimo age estimulando e tonificando a região vaginal e vulvar, diminuindo significativamente a flacidez nestas regiões.

Muitas mulheres se queixam da coloração das cicatrizes (como as episiotomias).

O laser íntimo é capaz de melhorar não só a coloração das cicatrizes, como também igualar a altura da cicatriz em relação a pele que a circunda, diminuindo o seu tamanho.

Desta forma, pode melhorar o aspecto e aparência final das cicatrizes.

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, que pode ocorrer ao realizar esforços como espirrar, tossir, ou até mesmo segurar um pouquinho para chegar ao banheiro.

Afeta principalmente as mulheres, devido a pressão na região pélvica, causada pela gestação por exemplo; pelo desequilíbrio hormonal durante e após a menopausa, pela fraqueza dos músculos do assoalho pélvico e também pela constituição física feminina que é diferente da masculina.

O laser íntimo é um tratamento excelente e efetivo para incontinência urinária leve e moderada.

É realizado com uma ponteira específica, atuando na melhoria da sustentação da bexiga através do estímulo de colágeno na parede vaginal e assoalho pélvico.

Esta é uma doença inflamatória crônica que acomete a pele da região do períneo.

Causa sintomas como ardência, coceira e dor nesta região, além de clareamento e atrofia com a junção dos grandes lábios, pequenos lábios e clitóris.

O laser vaginal também pode ser utilizado para tratamento desta doença.

Nos primeiros dias após a sessão do laser, é normal a região vulvar ficar um pouco avermelhada e com um discreto inchaço.

Pode acontecer uma leve ardência vaginal e um leve desconforto para urinar após o procedimento, no primeiros dois dias

  • Herpes genital ativa
  • Infecções ginecológicas ativas
  • Infecções urinárias ativas
  • Menstruação ou sangramento ativo
  • Usar roupas frescas (evitar uso de roupas apertadas)
  • Abstinência sexual por 5 a 7 dias
  • Evitar atividade física por 24h
  • Compressa fria com chá de camomila ou agua termal
  • Creme hidratante (conforme orientação médica)

O que dizem

“O Dr. Marcelo é um médico muito especial, dono de uma sensibilidade ímpar, de conhecimento e dedicação admirável e de alta qualificação. Uma pessoa com muita empatia e excelência em tudo o que faz. Conhecedor dos receios e das expectativas femininas, tem muita desenvoltura em lidar com o público feminino e entender como cada paciente tem sua necessidade e particularidade. Tenho certeza de que todos que estiverem com você, estão em boas mãos!”

Beatriz Brandão, Psicóloga

“Médico também tem receio em indicar especialistas de outras áreas. Encontramos médicos de boa capacidade técnica, títulos e boas formações acadêmicas, mas o profissional que, além disso, atribui ao trabalho o humanismo, honestidade, empatia, amizade, esperança e fé, positividade, simplicidade, sinestesia e amor é saber que esse cara tem o dom, foge da curva, se destaca e ganha confiança dos pacientes e dos outros médicos. Esse é o Dr Marcelo Ponte, ginecologista que eu indico para todos meus pacientes,  de olhos fechados.”

Lia Lima, Endocrinologista

“Desde o primeiro momento que o vi, ele mostrou seu sorriso de uma forma muito natural, me cumprimentou como se fosse meu amigo e me recebeu no seu lugar de trabalho como se fosse sua casa. Senti que sua essência era humana, natural, transparente, clara e sem egos, o que me levou a querer ele por perto, como amigo e como parceiro no cuidados das mulheres e futuras mães. Indico seu trabalho de olhos fechados porque tenho a certeza dos seus valores, da sua experiência, conhecimentos e profissionalismo.”

Suzana Santacruz, Fisioterapeuta

“Profissional como nunca vi, nem ouvi dizer que existe parecido… Sempre envolvido com o que há de melhor no mercado, inovando e aprimorando a prática! Se envolve com cada paciente como se o caso/problema fosse dele mesmo. É pontual e assertivo com o que ministra, bem como com os procedimentos que realiza! Confio e recomendo tanto para pacientes como para médicos, que tem muito que aprender com o Dr.Marcelo!”

Janaina Buonomo

“Mudar de médico aos 6 meses de gestação não foi uma tarefa nada fácil. Porém, foi a melhor coisa que fiz da minha vida! Na primeira consulta com o Dr. Marcelo Ponte pude perceber o quanto fui acolhida, a atenção e competência dele me deixaram muito segura! Sempre me recebe com sorriso e um abraço acolhedor! Fica à disposição sempre, um médico humano nos dias de hoje! Só agradeço! Super indico!”

Katia Kardoso

“Um profissional cuidadoso, extremamente atencioso, dedicado, prestativo e muito competente. Estou na minha segunda gestação, me sinto muito segura e tranquila em estar aos cuidados de um profissional e pessoa excelente como ele. Sempre quando precisei me deu total atenção em todos os momentos, respondendo minhas dúvidas e se colocando à disposição seja através do consultório, telefone ou mensagens. Hoje moro em outra cidade, mas vou todo mês a São Paulo só para fazer o pré natal, não consigo imaginar outro médico cuidando de mim, super recomendo!”

Patricia Meneghet

Silvana Alves Geraldo
Silvana Alves Geraldo
08/03/2024
Gostaria de agradecer mais uma vez pelo seu carinho e dedicação desde qdo sou recebida ate termino da consulta . Um medico fantastico . Detalhista ao analisar seus exames. Alem disse esclarece cada item dele . Ele melhor ginicologista . Super recomendo que estiver a procura de um ginicologista de muita confiança . Eu amo ele, por isto ja chamo ele de meu 😇
Pat Almeida
Pat Almeida
07/03/2024
Simplesmente o melhor ginecologista de SP. Confio 200% e não largo nunca mais!
Gisele - Martins Vieira
Gisele - Martins Vieira
06/03/2024
Dr. Marcelo é maravilhoso! Um excelente médico, atencioso, cuidadoso, competente, estou com ele a vários anos, hoje fazendo tratamento com implantes absorvíveis, e para mim deu muito certo, recomendo com certeza!
Carla Araujo
Carla Araujo
06/03/2024
Melhor Médico da vida, atencioso, competente, gentil, conversa com vc explica tudo, te avalia inteira, faz exame físico, te acompanha e cobra o tratamento e exames kkk te dá bronca, se preocupa realmente, gratidão por ter encontrado esse ser tão iluminado.
Thais Ywazawa
Thais Ywazawa
27/02/2024
Um excelente médico, atencioso, gentil, educado e fora o conhecimento absurdo e a humanização.... Sou fã !!
Patty Ricci
Patty Ricci
27/02/2024
Amei a consulta Dr. Marcelo me passou muita segurança, esclareceu todas as minhas dúvidas, me pediu exames pertinentes ao meu tratamento. Excelente médico, muito humano e educado.

Sejam bem-vindas

Formado em medicina desde 2009 e atuando de forma humanizada, eu, Dr. Marcelo Ponte, procuro ao máximo oferecer um atendimento personalizado, atencioso e extremamente qualificado voltado para a saúde feminina.

Dr. Marcelo Ponte © 2024 | Direitos reservados