Esclareça suas dúvidas sobre a labioplastia, também chamada de plástica dos pequenos lábios ou ninfoplastia.

A cirurgia íntima feminina vem sendo muito procurada por mulheres que buscam aumentar a sua qualidade de vida e estar de bem com o seu corpo. Uma das soluções mais comuns para estes casos é a labioplastia ou ninfoplastia.
A ninfoplastia ou plástica dos pequenos lábios, é uma cirurgia realizada em pacientes que não estão felizes com a aparência de seus pequenos lábios, seja pela hipertrofia (tamanho excessivo) ou por uma assimetria (quando um pequeno lábio é diferente do outro).
A hipertrofia e a assimetria podem acontecer tanto por razões hereditárias, congênitas ou adquiridas, sendo que o próprio processo de envelhecimento pode causar flacidez nos tecidos da região e criar desconforto para a mulher.
A hipertrofia dos pequenos lábios pode atrapalhar a vida sexual da mulher, causando dores ou desconforto durante o sexo e causando insegurança em relação ao aspecto estético da região vaginal.
Além disso, é comum os relatos de desconforto ao usar biquinis e roupas apertadas, assaduras constantes, infecções, corrimentos, além de outros sintomas.
Não existem contraindicações para a labioplastia, e ela não possui idade máxima para ser feita.
Existe um tamanho “padrão” para os pequenos lábios?
Não existe “padrão” estético para essa parte do corpo. Sua forma e tamanho são preferências inteiramente pessoais e isso deve ser considerado para a ninfoplastia.
As mulheres geralmente preferem que pouco ou nenhum dos pequenos lábios sejam visíveis quando estão de pé.
As pacientes também tendem a optar por lábios menores não mais longos do que os lábios maiores.
Como é feita a cirurgia de ninfoplastia?
A cirurgia pode ser feita em ambiente hospitalar ou ambulatorial.
Com o avanço da medicina e da tecnologia, é preferível a realização com laser de CO2, método mais moderno e vantajoso, podendo ser feita no próprio consultório com anestesia local. Com duração variável, em torno de 120 minutos, dependendo de cada caso. A paciente recebe alta no mesmo dia.
O laser de CO2 é um aparelho específico para tratamentos vaginais, oferecendo maior segurança e precisão para a cirurgia, resultando em um resultado mais harmônico e natural.
Além disso, o laser estimula o colágeno existente na região, o que aumenta a hidratação e cicatrização dos tecidos e deixa a pele com um aspecto mais jovem e saudável.
Então, o procedimento em si é bastante simples, com a utilização do laser para reduzir o tamanho dos pequenos lábios, cortando o tecido excessivo de forma rápida e exata.
Como é a recuperação após a cirurgia de ninfoplastia?
A recuperação é relativamente simples e rápida, com retorno às atividades de rotina em aproximadamente 7 dias. Atividade física após 15 dias e relação sexual após 30 dias.
Quais os riscos e complicações da cirurgia de ninfoplastia?
Como em qualquer cirurgia, a ninfoplastia pode ser associada a riscos. No entanto, tratam-se de riscos menores de sangramento e infecção pós-operatória, ainda mais quando realizada com laser CO2.
Importante frisar que a sensibilidade na genitália não é alterada após os 30 dias da cirurgia.
O que esperar da cirurgia de ninfoplastia?
O procedimento sempre é feito visando a saúde da paciente e a proteção da entrada da vagina.
Assim, a labioplastia promove a resolução dos problemas que a hipertrofia pode causar, aumentando o conforto e melhorando a vida sexual da mulher.
Posteriormente, a melhora estética que o procedimento oferece, com o rejuvenescimento e clareamento da região, também é capaz de promover maior satisfação da paciente e aumentar a sua confiança no seu próprio corpo.
Mais do que saúde, a labioplastia oferece mais prazer, autoestima e qualidade de vida para as mulheres!
#ninfoplastia #labioplastia #cirurgiaintimafeminina #cirurgiadaintimidade #laserco2 #laserintimo #drmarceloponte #ginecologia #ginecologista #saudedamulher